quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Ecletus


Foto: parece loucura, mes esse é um casal de ecletus da mesma variedade (até porque não existe outra), a fêmea é a vermelha e o verde é o macho

São pcitacídeos muito apreciados por sua beleza, inteligência, e o hábito de interagir muito bem com humanos. sua reprodução é bastante conseguida em cativeiro, para isso precisa-se de um viveiro (3,0m x 2m x 2m), e também de um ninho tipo caixa com as dimensões de 65cm de altura x 30cm x 30cm para sua reprodução, além de uma boa alimentação. para uma boa alimentação é necessário o oferecimento de frutas, grãos, legumes, vitaminas e rações. a higiene deve ser levada a sério, trocando o fundo e a água todos os dias. Por serem aves tão inteligentes devem ser estimuladas, com brinquedos para aves, como balanços, além de ensinar músicas, e pequenos versinhos.



sábado, 6 de novembro de 2010

Mais Calopsitas Chegando!!!

O meu casal de caopsitas cara branca/canela que tinha botado agora já são pais, hoje no dia 06/11/10 nasceu o primeiro filhote, e tem mais três possíveis ovos férteis no ninho. aproveitando o fato irei esclarecer algumas coisas sobre filhotes de calopsitas.

  • não importa sua cor, ela sempre nascerá amarela, e depois de um tempo passará por uma muda e ganhará sua cor definitiva.
  • para criá-los mansos é necessário dar comida três vezes ao dia uma colher de café e ir aumentando de pouco a pouco até chegar a uma colher de sopa. eles devem ser retirados dos pais assim que abrirem os olhos.
  • geralmente as calopsitas não sofrem da maldição da primeira postura, em que ou os ovos não nescem, ou os pais não cuidam dos que nasceram.
  • por serem australianas, e viverem nesta terra tão desafiadora os filhotes já nascem com algumas penas, e logo isso significa que ficam independentes mais rapidamente do que outras aves de porte semelhante.
  • se você nunca vê a fêmea dentro do ninho, não pense precocemente que ela rejeitou a postura, a verdade é que o macho cuida do ninho durante o dia e a fêmea durante à noite.

Ps: não postei fotos do filhote porque os pais são muito protetores, e hoje já levei duas bicadas do macho.