sábado, 4 de fevereiro de 2012

Patativa azul




Fotos: (respectivamente) macho, e fêmea

Ave apreciada pelo seu canto. para se ter uma basta ter uma gaiola de 50cm X 30cm X 30cm (com uma cuia, sendo macho ou fêmea). para reproduzí-los espere o casal estar pronto (quando ambos estiverem colocando o capim fornecido pelo dono no ninho, e se deitando sobre ele, e cantando (machos), e macheando (cantando baixo'fêmeas'), então una o casal, e retire macho logo depois que ele galar a fêmea, durante este período todo alimente-os bem, com frutas, grãos, verduras, legumes, e tenébrios. a higiene deve ser feita todos os dias, trocando a água e limpando o fundo da gaiola.

Bigodinho (Cigarrinha)
















Foto: bigodinho (cigarrinha) macho

ave apreciada por sua beleza e canto. para se ter um, basta uma gaiola de 50cm X 30cm X 30cm.para reproduzí-los, basta unir o casal na época reprodutiva (primavera-verão, como todo pássaro nativo do brasil), em uma gaiola de 60cm X 40cm X 40cm com uma cuia, (mantem-se uma cuia na gaiola da fêmea e uma na do macho, sabe-se que irão se reproduzir quando ambos colocarem o capim fornecido pelo dono dentro da cuia e se deitarem sobre o ninho). na época de reprodução deve se turbinar sua alimentação, que consiste em grãos, frutas, legumes, rações, verduras, e tenébrios, então retire o macho da gaiola logo após este galar a fêmea. a higiene deve ser diária, trocando a água e limpando o fundo da gaiola.

Os Banhos

é muito importante suas aves tomarem banhos regulares, tanto de sol como de água, porém isso depende do clima de sua cidade

  • Cidades quentes: banhos de água 3 vezes por semana, e banhos de sol duas vezes na semana (sol das 7 às 8 da manhã)
  • Cidades frias: banho de sol todos os dias da semana (sol das 8 às 9 horas da manhã), e banho de água 2 vezes na semana (o banho de água deve ser feito durante o banho de sol, e nos dias em que os banhos coincidirem só tire a ave do sol quando ela estiver totalmente seca 'do banho de água')

Sanhaço Frade

















Fotos: sanhaços frade machos

muito apreciado por sua beleza e canto. para se ter um basta uma gaiola de 60cm X 40cm X 40cm, para reproduzí-los (difícil) deve se colocar o casal em gaiolas próximas (ou em uma gaiola com divisória) 15 dias antes da semana de procriação (quando a fêmea terminar seu ninho na cuia que lhe foi oferecida) depois una o casal em uma gaiola de 10cm X 50cm X 50cm, e turbine sua alimentação, que consiste em frutas, grãos, legumes, rações, verduras, e tenébrios. a higiene deve ser feita todos os dias trocando a água, e limpando o fundo da gaiola.

Pássaros Nativos

todos os pássaros nativos exigem cuidados detalhados, e especiais, porém todos eles (exceto os pscitacídeos 'periquitos') tem algo em comum, devem comer tenébrios, para manter sua beleza e saúde, dê de 2 a 5 tenébrios todos os dias (ou dia-sim-dia-não) dependendo do tamanho da ave.
só um lembrete.

Xexéu

















Foto: xexéus

ave muito apreciada por seu canto, suas imitações, e principalmente, pela possibilidade de ser adestrado como mascote. para se ter um basta uma gaiola de 100cm X 50cm X 50cm. para se reproduzir (é difícil), especula-se que deve ser colocado um casal sexado em um gaiolão de 200cm X 60cm X 60cm, com um ninho tipo caixa para calopsitas (mas antes o casal deve ser mantido em gaiolas separadas (ou em uma gaiola com divisória) por 1 ou dois anos (isso mesmo anos), depois tente colocá-los juntos, capriche na alimentação, e deverá ter uma postura. sua alimentação consiste em frutas, rações, vitaminas, tenébrio (como todos os nativos, com exceção dos periquitos), legumes, e verduras. a higiene deve ser diária, trocando a água, e limpando o fundo da gaiola.