domingo, 13 de novembro de 2011

Bico de Pimenta






















Fotos: bicos de pimenta mascarados, e negros (nomes auto-explicativos)

ave brasileira muito linda de canto e beleza raríssimos e apreciados. sua manutenção é das mais simples ,porém é necessário cuidado com a alimentação, bastantes tenébrios, milho, rações, frutas, verduras, vitaminas, e grãos. a higiene deve ser diária trocando o jornal da gaiola, e a água do bebedouro. para se manter um, basta uma gaiola de trinca ferro (teto curvo). para um casal um voador de ('m' 1 X 0,5 X 0,5 'talvez um pouco menor') já está de bom tamanho. a reprodução em cativeiro é relatada de maneira flutuante, uns gostam de usar cuias, outros ninhos de canário do reino, outros caixas, e outros ninho tipo cestinha, mas todos são bem eficientes.

sábado, 29 de outubro de 2011

Peço-lhes um Favor LEIAM ISTO!

Garanto que este desvio do assunto principal deste blog será o único de sua natureza, logo voltaremos à falar sobre aves.
é sobre um amigo meu (é quase um irmão muito mais velho, pau pra toda abra, e desparafusado) ele é cantor iniciante e tem um vídeo no youtube.com chamado:

Gilbertinho AO VIVO em Januária - SUCESSO

e gostaria que vocês o assistissem, não precisam comentar desaprovando (mas se for um comentário positivo será muito bem vindo) é só para deixá-lo feliz em ver seu número de acessos aumentar.
 obrigado a todos, e logo voltaremos às aves, só que estou sem câmera digital, mas estou com crias de calopsita, comprei um azulão ótimo, e um corrupião vermelhinho (fiz sim meu registro no IBAMA), assim que puder postarei fotos.
 mais uma vez obrigado a todos.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Sou Só Alegria!!!!

gente, sinto muito que minha máquina tenha se fudi. . . quebrado, mas posto fotos assim que possível. primeiro tive que me desfazer dos meus bengalins, e diamantes, mas vaguei um viveiro, então percebi que o meu 1º casal de calopsitas reprodutor (cara branca silvestre, e canela) estava brigando muito com o meu casal mais recente (lutino, e canela 'portador de cara branca'), esse casal já está preparando uma postura, mas como sei disso? Já respondo, começa com o casal se acasalando de 1 à 3 vezes, então a fêmea começa a passar bastante tempo do dia dentro do ninho, e o macho fica em puleiro perto do ninho, ou ao lado e/ou encima do ninho, e mais alerta que o comum, e percebe-se que sempre que você se aproxima da gaiola o macho canta (ou grita bem alto) que serve de alarme para a fêmea desavisada dentro do ninho, e o macho começa a cantar muito mais frequêntemente (seja fiu fiu, parabéns pra você, kill bill, ou seja lá qualquer outra coisa que ele tenha aprendido), para indicar que aquele território é seu, (marcar seu território, mesmo que não existam nenhuma outras calopsitas na casa ou na visinhança) logo que o macho começar a ficar dentro do ninho é um sinal da existência do primeiro ovo.
e tenho outro motivo para ficar feliz, veja só o macho desse casal é uma mutação intrigante entre o canela e o silvestre mas veja só, mesmo ele sendo silvestre, ou canela, ambas as mutações são portadoras de cara branca, ele é também filho de um silvetre cara branca, e todo silvestre já portador de cara branca ou seja ele é de uma linhagm bem longa, e ramificada linhagem de caras brancas, e a fêmea é uma lutina pura, e como sabemos cara branca (portador, ou cara branca de fato) mais lutino (portador ou lutino de fato) é igual a 50% dos filhotes serem calopsitas pseudo albinas (pseudo quer dizer falso em latim, pois não existe ainda uma calopsita albina de fato, as calopsitas brancas existentes, são na verdade cara branca+lutino=lutino cara branca, ou seja toda branca)
E agora eu peguei uma fêmea canela filhote do meu 1º casal, para torná-la mansa, e desenvolvi uma técnica íncrivelmente eficiente, quando esse filhote era pequeno (1 semana), eu comecei a amansar os pais dele, o pai já era manso, então daí foi um pulinho, quando o filhote saiu do ninho seus pais já eram mansos, então filhote tinha o exemplo dos pais, então todas as vezes que tinha tempo eu entrava no viveiro, e pegava os pais dele no dedo, e dava semente de girassol para eles, com isso filhote se tornou extremamente manso, sempre que eu dava girassol para os pais dele ele se aproximava, então para pegá-lo no dedo foi outro pulinho, então logo que ele começou a comer sozinho eu comecei a dar para ele girassol, e o passei para um gaiolão dentro de casa, e ele está dormindo angelicalmente neste momento a alguns metros de mim em sua linda gaiola.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Sabiá Preta


Foto: sabiá preta macho cantando

ave muito apreciada por sua exoticidade, e canto maravilhoso. sua manutenção é simples, para se ter um basta uma gaiola de 80cm X 40cm X 40cm, e para se reproduzí-los aproxime as gaiolas do casal, e após uma semana passe o macho para a gaiola de fêmea (que já deve ter começado o fazer seu ninho na cuia), e deixe-os juntos até os filhotes estarem adultos. sua alimentação consiste em grãos, frutas, verduras, legumes, e tenébrios (4 por semana). a higiene deve ser diária, limpando o fundo da gaiola, e trocando a água.

sábado, 9 de julho de 2011

Bico de Lacre



Foto: bico de lacre macho


ave nativa do sudeste brasileiro apreciada por sua coloração. para se ter um casal basta uma gaiola de 60cm X 30cm X 30cm, para um grupo de 3 casais um gaiolão de 1,5m X 0,5m X 0,5m, é o suficiente. adoram grãos, verduras, e futas. para se reproduzí-los (no caso de um casal) basta colocar uma cuia maleável de 8cm X 8cm 5-8cm na gaiola, e fornecer muito capim para o ninho. (no caso de um grupo) coloque uma cuia a mais do que o número de casais, e fornecer muito capim para o ninho , e em ambos os casos é melhor reforçar a alimentação. a higiene deve ser diária, trocando a água, e limpando o fundo.

Tiziu


Foto: tiziu macho

ave nativa do sudeste brasileiro, apreciada por sua coloração. sua manutenção é bastante simples, para se ter um basta uma gaiola para canários, e alimentá-los com muitas grãos, frutas, e verduras. sua reprodução é simples na época de reprodução forneça capim para a fêmea começar o ninho (na cuia maleável de 8cm X 8cm X 5-8cm que deve ficar na gaiola o ano todo), e o macho começará uma dança, pulanod no poleiro, e cantando "tiziu", então aproxime as gaiolas do casal, e as deixe assim por 2 semanas, então passe o macho para a gaiola da fêmea, onde deve ficar até os filhotes voarem, amenos que o macho se mostre agressivo. a higiene deve ser diária, trocando a água e limpando o fundo.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Galo da Serra



Foto: galo da serra macho


ave rara para se achar à venda. apreciada por seu canto (lamento), e sua exoticidade e coloração. para se ter um casal é necessário um gaiolão de 1,5m X 0,7m X 0,7m, e alimentá-los com muitas frutas, legumes e verduras. para reproduzí-los basta um casal em uma gaiola adequada, com uma cuia para trinca-ferro, e uma caixa de calopsita (esta fora da gaiola para não ocupar espaço), assim a fêmea escolherá onde botar. a higiene deve ser diária trocando a água e limpando o fundo da gaiola.

Garibaldi



Foto: garibaldi macho


ave brasileira de coloração rústica e exótica, com um canto enérgico. para se ter um casal basta uma gaiola 100cm X 50cm X 40cm, e alimentá-los com grãos, frutas, verduras, legumes, e insetos (como todo nativo). para se reproduzí-los basta ter um casal em uma gaiola adequada, com um ninho de calopsita (fora da gaiola afim de não ocupar espaço), e aí só caprichar na alimentação, e logo terá sua postura. a higiene deve ser diária, trocando a água, e limpando o fundo da gaiola.

Melro Metálico



Foto: melro metálico macho


ave muito apreciada por seu belo canto metálico (parecido com o da araponga), e claro, sua linda coloração. para se ter um casal é necessário um gaiolão de 1,5m X 0,7m X 0,7m, e uma boa alimentação com grãos, frutas, verduras, legumes e insetos. para reproduzí-los basta ter uma casal em uma gaiola adequada com um ninho vertical de 35cm X 20cm X 20cm, e aí é só caprichar na alimentação e logo terá uma postura desta bela ave. a higiene deve ser feita diariamente, trocando a água, e limpando o fundo.

Sanhaço



Foto: casal de sanhaço, macho à direita


ave de manutenção muito recente em cativeiro, e apreciada por seu belo e enérgico canto. para se manter um casal é necessário uma gaiola de 80cm X 30cm X 30cm e alimentá-los com grãos, frutas, verduras, legumes e insetos (como todo nativo). para reproduzí-los, basta um casal em uma gaiola adequada com uma caixa para agapornis e fornecer material para o ninho e turbinar sua alimentação (para um macho sozinho basta uma gaioa normal para canários). a higiene deve ser feita diariamente, limpando o fundo, e trocando a água.

Casaca de Couro


Foto: casaca de couro macho

ave raramente mantida em cativeiro. para manter um casal é necessário um gaiolão de 100cm X 50cm X 50cm, e alimentá-los com grãos, frutas, verduras, legumes, e insetos (como todo pássaro nativo).para reproduzí-los e necessário colocar o casal em uma gaiola apropriada, com uma caixa para calospitas (do lado de fora da gaiola 'afim de não ocupar espaço'), e turbinar a alimentação, e logo terá uma postura. a higiene deve ser feita diariamente trocando a água, e limpando o fundo.

Obs: o macho e a fêmea são exatamente iguais, (ambos cantam também), sendo necessário uma análise de DNA.

Rolinha vermelha




Foto: rolinha vermelha macho

ave brasileiraque está ganhando espaço no mercado atual. para se ter um casal basta uma gaiola de 80cm X 40cm X 40cm, e alimentá-las com vários grãos, e limpar o fundo da gaiola, e trocar a água todos os dias. para reprodizi-las, basta ter um casal em uma gaiola adequada com uma cuia de 12cm X 12cm X 5cm, e como para todas as rolinhas é necessário fornecer material para a construção do ninho. raramente se banham por isso é necessário borrifálas com um borrifador para plantas.



Obs: tem um casal delas fazendo ninho em uma das pinheiras da minha casa.

Rolinha Fogo-Pagou


Foto: rolinha fogo pagou macho

seu nome se deve ao seu canto (fogo pa-gou), ave qu eultimamente tem ganhado espaço no mercado brasileiro ultimamente. é uma ave silvestre, e precisa de permissão para ser criada. sua alimentação consiste em grãos, e algumas frutas. para um casal uma gaiola de 80cm X40cm X 40cm é o suficiente. e a higiene deve ser feita diariamente, trocando a água, e limpando o fundo (raramente se banham, por isso, é necessário molhá-las com um borrifador). para a reprodução basta colocar o casal em uma gaiola de tamanho adequado, com uma cuia de 12cm X 12xm X 5cm, onde a fêmea botará seus dois ovos.

Obs: enquanto lhes escrevo, estou vendo 3 machos, e 2 fêmeas de rolinhas fogo-pagou, pela minha janela, que estão comendo a ração que meus mandarins derrubam no chão.

terça-feira, 5 de julho de 2011

Tenébrios



Saiba usar essa arma!

são ótimos alimetos vivos, para aves (principalmente, canários 'se habituados desde pequenos', e passeriformes nativos), e a cultura é bem simples:

  1. compre uma caixa própria para isso (achada em pet shops 'preço médio 20,00')
  2. coloque de 2cm a 3cm de farelo de trigo, e outros alimentos no fundo da caixa (sementes, grãos)
  3. coloque frutas, legumes e verduras para fornecer umidade, mas estes devem ser trocados de 2 em 2 dias
  4. compre várias larvas, e esperem virar adultos, que em alguns meses se tornarão adultas, e produziram mais larvas, e em 1 ou 2 meses (no máximo) terá uma criação auto-suficiente, mas lembre-se de não pegar larvas demais, pois o cultura acabará, e seu pássaro pode ficar doente, ou ter problemas de circulação, dê 2 a 5 larvas por dia, de 4 a 7 vezes por semana (dependendo da sua ave)

isso garantirá mais vida e coloração aos seus pássaros, e podem também ser usados, para amansar seus pássaros, caso este sejam arsicos, comece assim: ao servir as duas larvas bisemanais, fique próximo da gaiola, a ave não irá resistir ao movimento tendador das larvas, e se renderá, ao baixar a guarda, e se alimentar em sua presença, logo vá ficando mais próximo da gaiola, depois tente alimentá-la na mão, se não aceitar, jogue as larvas no fundo da gaiola, pois se mostrar a larva e não a der ao pássaro, ele associará a experiência de ser alimentado a mão com algo ruim.

Obs: tenébrios podem ser fornecidos a peixes de aquário de grande porte, como oscars, jacundás, tucunarés, jack dempsey, queen denvil, temporallis, green terror, flowerhorn, red head, red cap, acará do congo, acará texas blue, jaguar e muuuuuuuuuuuuuitos outros (deu para perceber que também sou aquarista, não deu?)

Galo da Campina




Foto: galo da campina macho

ave muito apreciada pelo seu canto (4 notas, e os raros cantos de 6 e 8 notas), e sua coloração (possui mutação cabeça laranja, com o corpo todo branco e a cabeça vermelha 'lutino e raro', e corpo todo branco com babeça laranja 'opalino, e raríssimo').a gaiola para o casal deve ter 100cm X 50cm X 40cm, a alimentação consiste em grãos, frutas, verduras, rações, e vitaminas. o fundo deve ser limpo diariamente, e a água trocada com a mesma freqência. para a reprodução mantenha o casal numa gaiola de 100cm X 50cm X 40cm, com uma casinha para calopsitas, e uma cuia para trinca-ferro, para a fêmea escolher onde botar quando a fêmea começar levar capim para o ninho, o macho irá galar a fêmea, e logo que a fêmea começar a colocar capim em um ninho, então você já pode tirar o outro, pois fica claro que este não será usado.


Experiência pessoal: o casal deve ser mantido sozinho, caso contrário irá agredir as outras aves, e matá-las no período reprodutivo.

domingo, 26 de junho de 2011

Atualização


minhas duas fêmeas de agaporni fulvo oriental lutino, antes achei que era um casal, mas as posturas nunca vingavam.


calopsita mansa lutino macho da minha mãe.



meu canário, campeão.



ninho dos meus mandarim com três ovos.



minha mandarim fêmea mutação pinguim.


meu macho de mandarim, variedade comum.



minha rolinha diamante fêmea, mutação cabeça azul.



meu macho de rolinha diamante mutação azul de cauda branca.



casal de rolinhas.


formei outro casal de calopsitas, o da esquerda da foto é o macho (canela e bem pigmentado, diga-se de passagem).



e a fêmea a lutina peróla (todinha amarela).



adiquiri outro casal de agapornis e para eles chocarem modifiquei uma casinha comum

coloquei tela de segurança (já que ela fica fora da gaiola).


e colei uma cuia grande embaixo aumentando o espaço interno.





novo casal de agapornis fêmea canela australiano, e macho arlequim de face rosa.



minha rolinha macho (anel do olho bem luminoso e grosso).



minha rolinha fêmea (anel do olho fino e mais escuro).


Esclarecimento: minhas rolinhas chegaram (a fêmea há 1 semana e o macho há 4 dias) e já formaram casal e já fizeram o ritual do beijo e já cruzaram, já estão também preparando a postura a fêmea fica deitada na cuia o dia todo. meu novo casal de agapornis está também preparando a postura, e já cruzaram. meu casal de calopsita mais antigo está com ovos de novo(macho cara branca X fêmea canela). meu novo caasal de calopsitas está preparando a postura e já cruzaram, e os filhotes tem tudo para serem lindos. neus mandarins estão com 3 ovos, mas não sei se é a postura final já que eles botam um ovo por dia e o segundo foi posto hoje. bom é isso!

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Rolinha Diamante


Foto: rolinha diamante macho

muitos pensam se tratar de algo fútil, que você pode ver no seu quintal, mas elas são maravilhosas, com uma coloração linda de temperamento gentil, e o macho faz um espetáculo ao cantar, faz um leque com a calda e abre as asas. sua alimentação consiste em grãos (painço, alpiste, linhaça, aveia), folhagens em geral (couve ,beterraba), vitaminas (de frutas, para postura e a base de ovo), a água deve ser trocada diariamente, assim como o fundo da gaiola, que deve ser de 80cm X 40cm X 40cm. a reprodução é simples, basta colocar um casal numa gaiola de 80cm X 40cm X 40cm com uma cuia e um boa alimentação.

sábado, 14 de maio de 2011

Um Esclarescimento

as postagens são assinadas por Xande Assis, mas sou eu quem posta Arthur Jaques de Assis, filho dele é que só criei minha conta no google recentemente, bom era só isso.